Fasores e Impedância

A primeira aplicação de números complexos à teoria de circuitos elétricos parece ter sido realizada pelo cientista alemão Hermann von Helmholtz (1821-1824). A aplicação de números complexos na análise de circuitos elétricos de corrente alternada (CA) foi disseminada nos Estados Unidos por Arthur Edwin (1861-1939) e Charles Steinmetz (1865-1923) com auxílio de Julius Berg (1871-1941) no final do século XIX. Em 1823, Edwin adotou o termo Impedância (inventado porHeaviside) assim como os números complexos para os elementos dos circuitos elétricos CA, o que foi seguido por Steinmetz. Desde então, os números complexos são fundamentais para a Engenharia Elétrica.
Recordemos rapidamente os números complexos: Números complexos As equações algébricas do tipo
= -3 não possuem soluções no campo dos números reais. Tais equações podem ser resolvidas somente com a introdução de uma unidade imaginária ou operador imaginário, que representamos pelo símbolo j. Por definição j =
. O produto de um número real por um operador imaginária é chamado de número imaginário e a soma de um número real e um número imaginário é chamada número complexo. Assim, um número com a forma a + jb, onde a e bsão números reais, é um número complexo.O número complexo é representado por:

O número complexo
é descrito como tendo uma componente real a e uma componente imaginária b, que podem ser representadas por:

A componente imaginária de
não é jb. Por definição, a componente imaginária é um número real.Como, qualquer número complexo é completamente caracterizado por um par de números reais, podemos representá-lo num sistema de coordenadas cartesianas.
Formas de representação dos números complexos
Existem quatro formas de representação dos números complexos:
- Forma retangular ou cartesiana;
- Forma exponencial;
- Forma polar;
- Forma trigonométrica.
Confira na nossa página de vídeos, curiosidades sobre os números complexos na engenharia elétrica.
Wirlan Gomes - Calouro de Eng. Elétrica
Helder Barbosa - Eng. Elétrico


Nenhum comentário:
Postar um comentário