Atividade : “Dominó dos Complexos”
Disposição dos Jogadores:
Em grupos de 6 ou 7 alunos, mas as jogadas são individuais.
Material Necessário: Um jogo de peças para cada grupo (essas peças poderão ser confeccionadas pelo professor, ou pelos próprios alunos, seguindo o modelo abaixo).
Desenvolvimento: Nessa adaptação do jogo “dominó” os alunos deverão juntar as peças, de forma que se una cada número ao seu oposto ou conjugado. Por exemplo:
Assim como no dominó tradicional vence aquele que conseguir colocar todas suas peças em jogo.
Objetivo: Perceber se os alunos conseguem identificar e diferenciar o oposto e o conjugado de um número complexo. Após a atividade o professor poderá trabalhar com os alunos o conceito de Igualdade entre números complexos, ressaltando que dois números complexos são iguais se, e somente se, as partes reais são iguais e as partes imaginárias são iguais, ou seja,
a + bi = c + di a = c e b = d Dando início ao trabalho com as operações com números complexos, podem ser definidas as operações de adição e subtração. Adição: ao somarmos dois números complexos adicionamos a parte real do primeiro a parte real do segundo e a parte imaginária do primeiro a parte imaginária do segundo,
(a + bi) + (c + di) = (a + c) + (b + d)i Subtração: para reali zar a subtração entre dois números basta somarmos o primeiro ao oposto do segundo,
(a + bi) - (c + di) = (a + bi) + (-c - di) = (a - c) + (b - d)i
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